quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Ceia e o Nosso Compromisso como Corpo de Cristo

Grupo Familiar - Estudo 16

1 Coríntios 11.17-34

A Ceia do Senhor é o momento de fortalecimento coletivo do povo de Deus, entendendo que somos um só corpo com Cristo e profundamente comprometido com Ele no avanço do Seu Reino na terra.


Quem se fortalece deve se fortalecer para cumprir o Santo Propósito do Senhor Jesus; daí o cuidado de Paulo em orientar o povo na participação do sacramento.


Foi Jesus que transformou a Páscoa em Santa Ceia. A Páscoa foi a última refeição feita pelos judeus no Egito antes da saída para a liberdade. Essa comida representava o alimento necessário e suficiente para a santa peregrinação de vitória, e deveria ser sem fermento, ou seja, sem a doutrina errada dos outros povos. Deus deveria ser o único alimento e tempero para o povo da promessa.


No momento da comunhão com Seus discípulos Jesus transformou a ministração da Páscoa em Santa Ceia e, como sinal da Nova Aliança, estabeleceu o batismo, firmando-se assim os dois sacramentos oficiais das igrejas evangélicas.


Paulo repreendeu a igreja de Corinto por não levar muito a sério esse sacramento, participando levianamente, sem esperar os outros irmãos que participariam, e se excedendo tanto no comer como no beber ao ponto de se embriagarem com o vinho da Ceia; não estavam discernindo o propósito do sacramento e assim difamando o Evangelho de Jesus.


Paulo exorta a igreja por esse mau comportamento (v.17), fazendo ver que algumas doenças e até mesmo morte já tinham ocorrido por serem levianos para com a Ceia de Deus (v.30).


Deus ama o Seu Corpo, que é a Igreja, e deseja que tenhamos o mesmo sentimento.


Ore pelo seu irmão, aceite seu irmão mesmo tendo gosto diferente do seu, pois em Cristo somos uma unidade na adversidade. A beleza está na diversidade, na riqueza dos diferentes, que têm um só coração de amor e serviço para com Deus.


Que o Senhor nos faça entender e viver tal mistério em Sua Casa, para a glória de Deus. Amém.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. O que entristecia o coração de Paulo na vivência da igreja de Corinto? (1 Co 11.17-18)
2. Por que Paulo diz: “é bom (importa) que haja partidos”? (1 Co 11.19)
3. Quem deve participar da Ceia do Senhor?
4. O que quer dizer “sem discernir o corpo”? (1 Co 11.29)
5. Quem deve julgar os que participam da Ceia do Senhor? (1 Co 11.28,31)
6. A seu ver, disciplina é algo benéfico para a igreja? (1 Co 11.32)
7. O que a Ceia representa para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário