quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Despertar Espiritual

Estudo 17

1 Coríntios 12.1-11

Estamos vivendo mais um evento especial em nossa amada Igreja, chamado “Despertar Espiritual”, com pregações do Rev. Halley Franco Pereira, da Igreja Presbiteriana de Candeias, em Recife.

Providencialmente, estaremos estudando o mesmo tema do nosso “Despertar Espiritual” nos Grupos Familiares, pois Paulo chama a atenção da igreja de Corinto sobre o valor de agirmos na igreja de acordo com o mover do Espírito Santo, com os dons, serviços e realizações (v. 4 a 6).

De acordo com o Dicionário Grego de Taylor, a raiz dessas palavras significa:

KARISMA (dom, dote): São dons extraordinários que distinguem certos cristãos dando-lhes o poder de servir à igreja de Cristo, sendo esse poder e estes dons o resultado da graça divina nas suas almas.

DIAKONIA (serviços): Servo, servir, socorro, distribuição de comida.

EMERGÊ (realizações): Opero, operação, atividade de força e poder sobrenatural (eficaz).

Tudo isso foi dispensado (dado) à igreja como graça de Deus, com o único objetivo de capacitá-la para a grande Obra que Deus espera que façamos aqui na terra. Sem a ajuda do Espírito Santo a Obra de Deus não terá nenhum proveito, pois a Palavra de Deus diz, no v. 7 do texto que estamos estudando: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”.

Seria injusto da parte de Deus confiar a nós uma missão tão árdua, principalmente nos dias tão difíceis em que vivemos, e tirar da igreja a capacitação sobrenatural para realizá-la, pois o homem sozinho, sem a ajuda de Deus, nada pode fazer.

Tudo que Deus dá é bom, nada deve ser recusado; o que devemos recusar é a manifestação do velho homem, de idolatria e de incredulidade (v. 2).

Deus espera que Sua Igreja continue agindo de maneira plena, com todo o corpo em pleno funcionamento, como se espera de um corpo saudável.

Todos os dons são úteis e necessários ao bom funcionamento e desempenho da igreja. Os falsos dons não devem gerar em nós uma rejeição pelos autênticos, pois assim podemos rejeitar o verdadeiro, incorrendo num erro grave diante de Deus. Nessa hora, a prudência e o discernimento espiritual são profundamente necessários para não nos encontrarmos lutando contra Deus. Ore e peça discernimento ao Senhor. A obra que não é de Deus por si só se acabará, não prosperará.

Paulo, o Apóstolo, depois de relacionar 9 dons (vv. 8 a 10) para a igreja de Corinto, diz: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um individualmente”.

Deus é soberano e distribui como lhe apraz. Quem somos nós para rejeitarmos aquilo que Deus soberanamente faz! Cabe a nós agradecermos a Deus o Seu inefável dom em Cristo Jesus, por meio do Seu Espírito, que age hoje soberanamente em nós, Sua Igreja.

Ser sensível a Deus, vivendo Seu propósito para nós como parte do Corpo de Cristo e exercendo pela fé os dons e talentos que Ele nos deu, é o melhor que podemos fazer como servos de Cristo que somos.

Que Deus nos dê a graça de nos encontrarmos agindo assim em sua gloriosa vinda, ou quando Ele nos chamar. Amém.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Sobre o assunto dos dons espirituais, o que Deus não deseja que sejamos? (1 Co 12.1)
2. Antes de nossa conversão por quem éramos guiados? (1 Co 12.2) Comente sua experiência.
3. O que significa chamar Jesus de Senhor? (1 Co 12.3)
4. Veja novamente, na Palavra Pastoral, a explicação para os termos dons, serviços e realizações.
5. Os dons são necessários para os dias de hoje? (1 Co 12.8-10)
6. Devemos, ou não, procurar os dons? (1 Co 12.11,31; 14.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário