quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Uso do Véu na Igreja

Grupo Familiar - Estudo 15

1 Coríntios 11.1-16

O texto bíblico em nossa sequência de estudos na Epístola de 1 Coríntios fala de dois assuntos: o uso do véu na igreja e instruções de como devemos participar da Ceia do Senhor.


Hoje nos deteremos na primeira parte: “o véu e o seu uso na igreja de Cristo”.


Paulo louva a Deus pelos irmãos de Corinto, pela confiança e credibilidade que eles depositavam em seu ministério, pedindo conselhos sobre assuntos polêmicos e difíceis de serem tratados, como o uso do véu (v.2).


Paulo mostra que o uso do véu é um símbolo dentro da cultura de sua época para revelar um princípio de autoridade (v.10). O assunto central é sobre quem tem autoridade espiritual de orar e profetizar.


Deus trabalha por meio de hierarquias estabelecidas por Ele mesmo, onde “Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem é o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Co 11.3).


Jesus compartilhou a Sua autoridade para Seus discípulos; o homem, portanto, está diretamente debaixo da autoridade de Cristo como Senhor da Igreja. A mulher, segundo esse princípio de Deus, deve agir debaixo da autoridade do homem e, como sinal dessa delegação dentro da cultura da época, deveria usar o véu. Elas usavam para demonstrar que agiam debaixo da autoridade de um líder varão.


Somos, portanto, um corpo hierárquico diante de Deus, e não devemos atropelar esse princípio.


Paulo mostra também que o cabelo da mulher lhe foi dado em lugar de mantilha (pequeno véu) (v.15). Deus, com relação à mulher, já lhe proporcionou naturalmente pelo cabelo um sinal glorioso de distinção, diante inclusive dos anjos (v.10).


Outro fato que Paulo explica é que esse assunto não deve ser motivo de contendas (v.16).


A Bíblia de Genebra, em seu comentário de rodapé nesse texto em questão, lembra que “Paulo não diz que esse costume de usar o véu deve ser seguido em todos os lugares e em todos os tempos”.


Creio que a lição maior aqui é que as mulheres devam agir, sim, debaixo da autoridade dos homens que Deus levantou sobre suas vidas, e os homens devem agir, sim, debaixo da autoridade de Cristo como cabeça da Igreja, para que haja harmonia, paz e bom desempenho na Obra que Deus nos confiou como Corpo Vivo de Cristo na terra.


Que Deus nos dê a graça de assim vivermos.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Por quais motivos Paulo, mais uma vez, louva os coríntios? (1 Co 11.2)
2. O que Paulo deseja que a igreja saiba? (1 Co 11.3)
3. A quem Deus cobra a autoridade delegada? (Gn 3.8-9)
4. Por que o homem não precisa usar véu? (1 Co 11.7)
5. O que o versículo 10 de 1 Coríntios 11 está afirmando?
6. O que o versículo 15 de 1 Coríntios 11 está revelando?
7. Devemos brigar por isso? (1 Co 11.16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário