Grupo Familiar - Estudo 6
1 Coríntios 4.1-21
A Bíblia diz que só um é Pai: nosso Deus. Por isso, Jesus ensinou a Seus discípulos falarem com Deus chamando-O de Pai.
Grande e honroso é o privilégio que temos recebido, dado por Deus, de sermos pais na terra para nossos filhos biológicos. São novas vidas, preciosíssimas, confiadas a nós para forjarmos no período de formação um caráter justo, honesto, bom e temente a Deus.
O mundo de hoje é o que os pais forjaram em seus filhos.
O mundo será melhor se nós pais melhorarmos como tutores, orientadores e modelos para nossos filhos. Nossos filhos são nossos primeiros discípulos. Paulo, ao se dirigir à igreja de Corinto, chama aqueles membros de “meus filhos em Cristo”. Ele assume a paternidade espiritual e ora, intercede e orienta da melhor forma possível. O mesmo, Deus espera que façamos hoje.
Que grande influência Deus colocou nas mãos dos pais para as novas gerações. O mundo precisa urgentemente de pais espirituais, já que tudo começa no espírito. Um pai dedicado e zeloso em sua missão refletirá na terra o que nosso Deus é para a humanidade.
Vejamos, nesse breve texto de 1 Coríntios, o que Deus espera dos pais:
1. Serem ministros de Cristo (4.1) – Dêem continuidade à Obra de Cristo na terra.
2. Serem despenseiros dos mistérios de Deus (4.1) – Aquele que recebe de Deus a revelação sobre a vida eterna e reparte para seus filhos e sua geração.
(Sendo guardiões das verdades e vontade de Deus para o mundo.)
3. Serem fiéis (4.2) – Fiel fala de fidelidade a Deus e fé em Deus.
(A expressão “cada um deles” responsabiliza a todos nesta nobre missão de cuidar bem das novas gerações, fazendo tudo na força e recursos que Deus nos dá.)
4. Zelosos em guardar a verdade de Deus (4.6) – “Não ultrapasseis o que está escrito”.
Hoje o Governo está aprovando leis que são contrárias à vontade de Deus; isto é fruto de uma geração de pais negligentes que falharam em sua missão de serem tutores, orientadores, conhecendo primeiro a vontade de Deus e ensinando-a para seus filhos. A ausência do discipulado cristão gerou o grande espaço para o inimigo trabalhar.
Se quisermos a nossa geração restaurada, precisamos fazer um esforço coletivo de assumir o discipulado que Cristo confiou a nós; isso, sim, glorificará a Deus e implantará o Seu Reino na terra.
5. Zelosos em admoestar quando necessário (4.14) – A admoestação é um aspecto na paternidade que não pode faltar. Paulo admoesta seus filhos na fé a que o imitem (4.16). Será que podemos dizer o mesmo? Ser pai ou mãe espiritual é uma grande responsabilidade diante de Deus e da nova geração que precisa tanto de uma voz amiga e experiente.
Não deixe seus filhos órfãos de pais responsáveis!
Que Deus nos ajude nesta tão nobre e influente responsabilidade.
Parabéns, Papai, pelo seu dia!
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Quem são os ministros e despenseiros de Cristo hoje? (4.1)
2. O que Deus espera daquele que faz a Obra de Deus? (4.2)
3. Quem é que pode julgar o ministério dos servos de Deus? (4.3-4)
4. Que perigo Paulo queria evitar? (4.6)
5. O que Paulo esperava da igreja de Corinto, como pai espiritual que era? (4.14-17)
6. Assim como Paulo, temos zelado uns pelos outros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário