quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Que sabedoria tem valor?

Grupo Familiar - Estudo 5
1 Coríntios 3.18-23


Existem dois tipos de sabedoria: a dos homens e a de Deus.

A “sabedoria dos homens” é mutável; à medida que o homem vai melhorando seus conhecimentos, ela vai mudando. A sabedoria dos homens não é absoluta, não é plena. O que parecia ser sábio hoje, amanhã pode ser desmentido.

O pior é que a “sabedoria dos homens” está rendida à mídia deste século, que está em sua maioria nas mãos do diabo. Hoje o que a mídia mais ensina e estimula são coisas erradas, como: traição de casais, divórcio, consumismo, narcisismo, sexo sem responsabilidade, homossexualismo, legalização do aborto etc. Paulo chama tudo isso de “loucura diante de Deus” (1 Coríntios 3.19).

Por isso, a Bíblia diz: “ninguém se glorie nos homens”. Os homens estão sujeitos a erros, a equívocos. Deus não. Busque, portanto, antes de tudo a sabedoria divina revelada na Palavra de Deus.

A sabedoria divina é absoluta, plena de valores eternos e abençoadora para a vida humana.

Nosso Deus é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim; não há novidades para Deus. Enquanto a ciência caminha como um alpinista escalando a montanha do conhecimento, Deus já está no topo do conhecimento com Sua Verdade, Sua bandeira estabelecida. Feliz é o homem que abraça a revelação, a sabedoria de Deus como diretriz segura para a sua vida, pois somente com ela haveremos de vencer, neste mundo tão cheio de armadilhas.

A unidade e a saúde da igreja, tão almejadas, estão em buscarmos juntos a sabedoria de Deus e vivê-la como instrumento de restauração para a nossa geração.

Que cada família cristã seja sábia em estabelecer o conhecimento de Deus como diretriz maior em seu lar.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Por que Paulo manda desprezarmos a sabedoria deste século? (3.18-20)
2. O que a mídia tem ensinado para a nossa sociedade?
3. Enumere os valores errados que são estimulados pela mídia.
4. Seus filhos estão sendo orientados e vacinados com respeito a esse perigo?
5. Compartilhe sugestões boas de como podemos ajudar nossa geração.
6. Tudo que existe no mundo, inclusive os homens, foi criado para a glória de Quem? (3.21-23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário