quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Deus nos Chamou para sermos Justos e Misericordiosos

Grupo Familiar - Estudo 8
1 Coríntios 6.1-11

A Obra de Deus em nós foi completa e maravilhosa. Nós éramos injustos diante de Deus e dos homens, mas Deus, por intermédio da obra redentora de Jesus na cruz, nos fez justos diante dEle.

A justiça de Deus foi imputada em nós e com ela recebemos o pacote da graça de Deus, isto é, todo recurso para vivermos uma vida bonita, justa e digna diante de Deus e dos homens.

Paulo, no texto citado, muito se admira dos justos (os crentes) buscarem recursos na justiça do mundo para julgarem as questões entre os crentes (1 Co 6.1,6).

Paulo recomenda duas posturas:
1ª) Se há uma demanda, um litígio entre os irmãos, que isso seja julgado diante de um cristão sábio, pois Deus tem dado esse dom no meio do Seu povo, para que haja paz. A verdadeira sabedoria é um recurso divino que Deus dá para qualquer cristão que pedir com perseverança (Tg 1.5-8).
2ª) Abrir mão do litígio contra o irmão, deixando tudo nas mãos de Deus, mesmo que isso aparentemente seja uma perda. Deus é justo e julgará todas as causas. Só Ele conhece todas as razões, atos e motivações. Só Ele pesa o coração, e nada está oculto aos Seus olhos.

A injustiça é um pecado gerador de muitos males para os que o praticam, inclusive o de não herdarem o Reino de Deus (1 Co 6.9).

Graças a Deus pela obra redentora de Cristo em nossas vidas. Pecados horríveis nos prendiam. Paulo mostra uma lista enorme: impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores... E ele incluiu a injustiça (veja os versos 9 e 10). Paulo declara que alguns estavam presos a esses pecados, mas a obra libertadora de Deus os tirou desse cativeiro, para que agora – LIVRES – vivam em plenitude de alegria mediante a fé em Cristo Jesus, por isso deve prevalecer em nós o sentimento de amor e misericórdia.

Paulo mostra um pouco desse maravilhoso pacote da graça de Deus quando fomos lavados (de todos os pecados), santificados (separados por Deus e para Deus) e justificados (a justiça de Cristo é a que prevalece sobre nós, se cremos na obra justificadora de Deus). Tudo isso foi selado e confirmado pelo Espírito Santo em nós (v. 11).

Como igreja de Cristo temos todo recurso, graciosamente dado por Deus, para termos uma vida bonita entre os irmãos, dando testemunho também para os de fora; como o nosso time de futebol de salão tem dado no campeonato em que está participando. Que Deus dê graça a todos de continuarem assim.
Não se rendam às tentações da carne. Deus honrará e abençoará sempre os fiéis.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Quem haverá de julgar o mundo? (6.2)
2. Quem haverá de julgar os anjos? (6.3)
3. O que Paulo quer dizer com “coisas mínimas”? (6.2)
4. O que Paulo denuncia como um fator que gera derrota no meio do povo de Deus? (6.7)
5. Na lista de Paulo, quem não herdará o Reino de Deus? (comente cada um)
6. Existe perdão e restauração para todos os pecados? (6.11)
7. Conte um testemunho em que você teve de abrir mão de uma questão e Deus te abençoou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário