quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Zelando pela Saúde do Corpo de Cristo (Uma responsabilidade de todos nós)

Grupo Familiar - Estudo 7
1 Coríntios 5. 1-13


Viver a unidade não significa fechar os olhos ao erro do irmão na fé. A vivência cristã saudável requer de nós essa responsabilidade de sermos sinceros, mas com amor, exortando e alertando com relação ao pecado ou desvio teológico do irmão. Isso, sim, é paternidade espiritual responsável e desejável.

A igreja de Corinto estava vivendo de forma acomodada com relação ao pecado escandaloso de um irmão, como se fosse algo normal e não prejudicial ao Corpo de Cristo (1 Co 5.1-2).

O verdadeiro amor deve nos levar a exortar ao irmão sobre o perigo do pecado. Quem verdadeiramente ama exorta, repreende, adverte, zelando pela vida do irmão na fé; afinal de contas, somos um só corpo, o Corpo de Cristo na terra, Sua igreja, que deve ser gloriosa, saudável e abençoadora. O mundo aguarda a redenção reveladora dos filhos de Deus, mas isso deve acontecer através de vidas santas e irrepreensíveis, como Jesus recomendou.

Nossa luta diária deve ser a de buscar constantemente maior intimidade com Deus, pela oração, leitura de Sua Palavra de forma humilde e totalmente dependente de Deus. O mais, Deus fará em nós.

Foi Deus que nos chamou e nos fez santos em Seu Filho Jesus, não há mérito nenhum em nós. Por isso, a vaidade ou a jactância não cabe no coração do verdadeiro cristão, pois só um é digno de receber toda a glória, nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo, o Filho do Deus Vivo, modelo de vida para nós, os cristãos. Portanto, cuidar do irmão na fé é zelar pela glória de Deus. Daí a necessidade tão grande da igreja assumir a postura de discipulado em seu meio, para não se chegar ao extremo, como Paulo recomendou, de se entregar um irmão nas mãos de satanás como um tratamento de choque, pois a carne dessa pessoa seria destruída a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus (1 Co 5.5).

Não acolha silenciosamente o pecado do irmão como algo normal. Paulo faz uma lista deles, como: Ser impuro, avarento, idólatra, maldizente, beberrão ou roubador. Se você vê posturas desse tipo na vida de seu irmão e não diz nada, como teremos uma igreja saudável? A saúde de uma igreja é o resultado coletivo de um pastoreio mútuo como um valor permanente para a vida da igreja. Somente assim experimentaremos saúde no corpo glorioso de Cristo, nós, Sua Igreja.

Minha oração é que esse mover terapêutico do pastoreio mútuo seja vivido mais e mais entre nós. Que Deus nos ajude nessa gloriosa jornada.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Quais os dois fatores que causam admiração no coração de Paulo? (5.1-2)
2. Que orientação Paulo deu para corrigir o erro? (5.3-5)
3. Por que um pecado tão escandaloso passava despercebido?
4. O que podemos fazer para minimizar coisas assim em nosso meio?
5. Que tipo de posturas dos crentes fiéis favorecia aos errados? (5.2, 6, 8)
6. Você tem colocado em prática o pastoreio mútuo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário