quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Família: Um Projeto de Deus para ser Visto com Carinho e Zelo

Grupo Familiar - Estudo 10

1 Coríntios 7.1-40


O capítulo 7 de 1º Coríntios relata a opinião e revelação que Paulo tem de Deus, dadas pelo Espírito Santo, sobre vários aspectos do relacionamento do homem com uma mulher, ou seja, um relacionamento heterossexual, como Deus assim criou, tanto para procriação da espécie como para plenitude do ser humano. O inimigo de nossas almas, satanás, é que sempre tem tentado deturpar a criação de Deus gerando expectativas falsas, enganadoras e destrutivas para o coração do ser humano, quando diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com seu cônjuge.

Hoje a humanidade padece mais e mais na área familiar; preservar e orientar a família como Deus estabeleceu é a única solução resgatadora para o caos estabelecido nos dias atuais.

Vejamos alguns valores orientados por Paulo na carta à igreja de Corinto:

1) Por causa dos tempos difíceis na época de Paulo, ele recomenda que seja melhor viver solteiro (7.1,26,32-35).
2) Se não dá para viver solteiro sem pecar, é melhor que se case (7.2,9).
3) Estando casados, não deem brecha para satanás privando o cônjuge da intimidade que Deus deu para ser desfrutada somente no casamento. O marido deve suprir sua esposa e a esposa suprir seu marido (7.3-5).
4) O cônjuge que se converteu ao Senhor não deve abandonar ou se separar porque o outro não se converteu; continue casado, pois o crente santifica o incrédulo. É assim que Paulo recomenda (7.12-14).
5) Um dos conceitos mais lindos e preciosos para a família está revelado no verso 14, o pacto familiar que Deus tem com Seu povo. Basta um cônjuge ser crente para que seus filhos estejam debaixo da aliança, benção e cuidado especial de Deus. Medite no verso 14.
6) Se você conhece a verdade em Cristo, agora estando solteira, não busque jugo desigual. Não se case com uma pessoa que não teme a Deus, que ainda não experimentou o “novo nascimento” (1 Co 7.39; Jo 3.3).

Quanto sofrimento e deturpação vemos hoje com relação à família. Até quando sofreremos calados? Tudo isso tem surgido pela ausência da verdade no coração do povo. Levar a verdade libertadora de Deus para a nossa nação é o grande remédio que a sociedade precisa.

Convide seus amigos, parentes e vizinhos para estudarem juntos a Palavra abençoadora de Deus em sua casa, ou vá a um grupo que já existe. Seja um resgatador de vidas para a glória de Deus, um agente transformador da sociedade. Sua fidelidade é de grande valor aos olhos de Deus. Priorize essa missão e persevere, pois com certeza muitos frutos serão colhidos.

Que Deus nos abençoe e nos capacite nesta santa missão. Amém.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Por que será que as famílias sofrem tanto, se na criação Deus as abençoou? (Gn 1.27-28)
2. Hoje é melhor ficar solteiro ou se casar? (7.1,2,7,9,26,27)
3. O casamento misto é conveniente para o cristão? (7.39)
4. Medite porque a incontinência é um risco para o casamento. (7.4,5)
5. Compartilhe sobre o poder abençoador na família. (7.12,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário