quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ouça a História dos Anciãos de Nosso Povo

Grupo Familiar - Estudo 13


1 Coríntios 10.1-13

A história pode se tornar um grande mestre para nós. Os mais experientes sempre têm muitas coisas para ensinar aos mais novos. Sábio é aquele que aprende com os erros e acertos dos mais experimentados.


Hoje estamos comemorando o “Dia do Ancião”, e a sabedoria nos ensina a darmos ouvidos e aprendermos mais em como podemos ser melhor.


Coincidentemente, o texto de 1º Coríntios 10, em nossa sequência de estudos, nos fala dos “exemplos da história de Israel”.


Vejamos hoje as grandes lições do povo de Israel que Paulo relembrou para a igreja de Corinto:


1. Assim como os pais da nação de Israel foram batizados nas nuvens e no mar com respeito a Moisés, seu grande líder (v.1,2), hoje estamos comprometidos pelo batismo com Jesus de Nazaré. Foi Ele quem nos tirou da escravidão do “Egito” para a terra prometida por Deus, “Canaã”. Honremos, pois, Aquele que deu a Sua vida por nós, conduzindo-nos de glória em glória, de vitória em vitória, para uma vida plena de esperança e realização em Deus. (v.4)


2. Por outro lado, Paulo não oculta as experiências errôneas e negativas que eles viveram, e que devem ser evitadas, como:
a) “Não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram.” (v.6)
b) “Não vos façais, pois, idólatras como alguns deles.” (v.7) O ídolo sempre rouba a glória que é devida somente a Deus.
c) Se esqueceram do temor do Senhor, pois se assentavam para comer e beber e quando se levantavam era pensando só em divertir-se (v.7), refletindo uma vida sem temor a Deus.
d) Quando o temor do Senhor é negligenciado e esquecido por todos, a imoralidade encontra espaço para campear. (v.8)
e) Chegaram a duvidar até de Deus e de Seu cuidado, pondo “o Senhor à prova”, e por isso pereceram. (v.9)
f) Chegaram ao cúmulo de murmurarem dos líderes estabelecidos por Deus, Moisés e Arão, e foram por isso destruídos pelo exterminador. (v.10)


Amado, tudo isso Paulo contou com o fim específico de advertir o povo de Deus a não imitarem os males cometidos no passado, mas se fortalecerem em Deus para vencerem as tentações humanas que são inerentes e similares em todas as gerações.


Amado, se fortaleça em Deus e em Seu livramento, pois Deus não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; os que buscam recursos em Deus serão mais que vencedores.


Que Deus nos ajude para termos uma vida de vitórias. Amém.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO


1. Paulo fala de um batismo, de um manjar espiritual, e de uma só fonte para dessedentar a sede. Tudo isso se reporta a Quem? (1 Co 10.2,3,4)

2. Que razões nos levam a permanecer no deserto mais do que o tempo necessário? (1 Co 10.5)

3. Qual a diferença da cobiça para o desejo? (1 Co 10.6). Medite em Êxodo 20.17 para entender melhor.

4. Que tipo de pecado gerou a morte para muitos? (1 Co 10.8). O mesmo acontece hoje? Comente.

5. Cuidado com a murmuração! (1 Co 10.10). Veja, em Números 16.41-50, como Deus tratou esse pecado.

6. Por que a murmuração é tão indesejada por Deus?

7. Existe algum recurso para vencermos as tentações? (1 Co 10.11-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário