quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Liberdade e os Direitos do Apóstolo Paulo

Grupo Familiar - Estudo 12

1 Coríntios 9


Hoje é o Dia da Escola Bíblica Dominical. Sábio é o que valoriza o aprendizado.

Vejamos hoje as 7 lições que o Apóstolo ensinou e exortou à Igreja de Corinto. Entenda o contexto em que Paulo estava vivendo.

Ele, em seu ministério, estava sendo criticado e desonrado por pessoas que queriam descredenciar o ministério e o chamado de Deus em sua vida, sem entender os direitos que ele (Paulo) tinha no Senhor como despenseiro do Evangelho de Cristo.

Esse capítulo 9 de 1º Coríntios é profundamente esclarecedor; é na verdade um desabafo do Apóstolo, como também uma defesa do seu ministério. Vejamos os pontos abordados:

1. Ele fala da sua liberdade: “Não sou eu porventura livre?” (v.1). Logicamente, ele falava de sua liberdade em Cristo, com responsabilidade para fazer a vontade de seu Senhor Jesus Cristo.
2. Sua credencial apostólica era os muitos crentes convertidos por meio de seu ministério, como pioneiro que era naquela cidade; o primeiro no Senhor em uma região sempre é o seu apóstolo (v.2).
3. Paulo fala do direito de ser sustentado (ele e sua família, se tivesse), pois todos os outros apóstolos eram honrados por suas comunidades (vv. 3-11). Esse é um privilégio que Deus dá para o Seu povo, pois quem recebe um profeta no caráter de profeta receberá também o galardão de profeta. É assim que Deus abençoa e recompensa. Se o cristão deseja ser abençoado, se desperte para abençoar seus líderes no Senhor. Deus se agrada dessa postura.
4. Paulo fala do direito que ele tinha de ser suprido em tudo, mas não pleiteava por isso, para não servir de obstáculo ao avanço pioneiro do Evangelho na cidade de Corinto (vv. 12-15).
5. Paulo fala de sua motivação maior para realizar a obra de Deus, o chamado soberano do Senhor em sua vida (vv. 16-17).
6. Paulo tudo fez pelo privilégio unicamente de ser cooperador do Evangelho. Tudo sofreu e passou visando simplesmente abençoar o seu próximo e não visando satisfação pessoal (vv. 19-23).
7. Seu maior medo era o de ser desqualificado como servo (vv. 24-27).


Que essas lições tão preciosas para nossa vida gerem em nós uma vivência cristã que glorifique a Deus mais e mais. Que possamos tudo fazer unicamente em prol da expansão do Reino de Deus, pois somente o Reino de Deus trará paz, restauração e alegria a esse mundo tão violento, tão desigual e sem amor que vivemos.

Sobre nós pesa o privilégio de sermos sal e luz desse mundo. Se agregue a grupos que desejam assim viver. Em nossa igreja temos os Departamentos e Ministérios que são uma benção. Participe também de um Grupo Familiar com a mesma paixão que ardia no coração de Paulo. Que Deus nos dê essa graça de assim vivermos, e o mundo entenderá o amor de Deus para eles.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. De que liberdade Paulo estava falando? (1 Co 9.1)
2. Paulo tinha direito a sustento? (1 Co 1.3-11)
3. Qual era a preocupação de Paulo em não ser pesado a ninguém? (1 Co 1.12)
4. Que ordenança o Senhor deu aos pregadores de tempo integral? (1 Co 1.13-14)
5. Qual era a motivação maior de Paulo em pregar o Evangelho? (1 Co 1.16; Rm 1.14-15)
6. Quem receberá maior galardão (recompensa)? (1 Co 1.17-18)
7. Qual era o alvo maior de Paulo e o que ele fez para alcançá-lo? (1 Co 1.19-22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário