quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Liberdade com Responsabilidade

Estudo 9
1 Coríntios 6.12-20


Paulo, como servo de Deus consciente de suas responsabilidades, exorta a igreja de Deus em Corinto a vigiar seus atos e conceitos para terem uma vida de consciência limpa e ser um povo desembaraçado para cuidarem bem uns dos outros.

Uma vida cheia de culpas e pecados em uma área perde a moral para ministrar a outras pessoas o que é certo e o que não se deve fazer, deixando assim o Corpo de Cristo (a igreja) a mercê de muitas tentações, sem exortação ou ajuda.

A primeira proteção e ajuda que todos precisam é de pais biológicos comprometidos com Deus e com o discipulado, cuidado pessoal de seus filhos, pois são seus discípulos escolhidos por Deus.

Saber discipular é responsabilidade de todo pai e mãe. Como o inimigo sabe disso, seu alvo prioritário é destruir a proteção que os pais exercem sobre seus filhos, assolando assim o casal com infidelidade, torpeza, desrespeito mútuo na frente dos filhos, frieza e separação, tirando assim toda autoridade paterna e materna e deixando os filhos desprotegidos, a mercê das armadilhas do diabo e do mundo sem controle.

Paulo, no texto acima, fala da nossa liberdade com responsabilidade, pois diz que: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (v. 12). Logo em seguida, ele firma um valor que tem sido desprezado pela maioria da sociedade, inclusive pelos educadores, que é: “O corpo não é para impureza, mas para o Senhor” (v. 13). Deus criou o homem e a mulher para terem um relacionamento saudável com Deus como Criador e Senhor e formarem um lar heterossexual para procriação e boa orientação da espécie.

O corpo que você tem não é seu, ele pertence duplamente a Deus: primeiro, como Criador que é, e segundo, como Resgatador por meio de Jesus; fomos, pois comprados por preço, o sangue do Filho de Deus; a Ele, pois, pertencemos eternamente.

Uma das grandes aberrações que existem hoje é fruto desta má compreensão, quando a mulher diz que seu corpo pertence a ela e ela pode fazer o que quiser, inclusive abortar; isto é, tirar a vida de seu próprio filho, como se seu corpo não pertencesse a Deus e o do seu filho também (v. 19).

Deus criou o corpo para a santidade e não para a imoralidade. Quem chega a entender o propósito de Deus zela pelo seu corpo, como templo que é do Espírito Santo, sem profanar o santuário de Deus.

Existe tanto zelo, muitas vezes, pelo local de culto (e isso é bom), mas tanto descuido pelo verdadeiro templo, a família cristã, pais, mães e filhos.

O discipulado, portanto, é o grande remédio criado por Deus para preservar e sarar o Corpo de Cristo na terra. Toda igreja precisa acordar nesta área, praticando o discipulado pessoal, se desejamos ser famílias fortes e relevantes para a nossa geração.
Que Deus nos dê a benção do entendimento e da ação. Amém.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Dê exemplo de coisas que dominam a sociedade, mas que não convêm. (6.12)
2. Com que propósito Deus criou o nosso corpo? (6.13)
3. Nos versos 15 e 16, Paulo está falando a respeito de que?
4. Comente na prática como podemos “fugir da impureza”. (6.18)
5. Como eu posso glorificar a Deus com meu corpo? (6.20) (Comente com o grupo)
6. Orem permanentemente uns pelos outros, ministrando graça, para que possam vencer a tentação da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário