quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Igreja reformada sempre reformando

Estudo 18 1 Cor. 12:12-31

Somos por herança uma igreja reformada, onde a Palavra deixou de ser exclusiva do clero para ser do povo de Deus (Seu Corpo aqui na terra).


Essa foi a grande contribuição de Lutero, o Reformador, que traduziu a Bíblia para a língua do povo (alemão), propiciando a todos o acesso à revelação Divina.


A segunda Reforma, tão importante quanto a primeira citada, é descentralizar o ministério do clero para todo o povo de Deus.


O trabalho dos Grupos Familiares, Pequenos Grupos ou Células é exatamente esse: repartir o sacerdócio com o povo, afinal de contas Deus nos gerou em Cristo para sermos uma nação sacerdotal, onde todos foram chamados para servir, chamados e capacitados pelo próprio Deus, repartindo dons, talentos e serviços, como vimos no estudo anterior.


Hoje essa visão será fortalecida, pois a Palavra de Deus nos ensina que pelo Espírito Santo todos nós fomos inseridos pelo Batismo no Corpo de Cristo (vv.12-13).


Deus soberanamente “dispôs os membros, colocando cada um deles no Corpo como lhe aprouve” (v.18) visando o bem estar de todo o Corpo. Todos os membros são úteis e dignos diante de Deus. A ênfase para se obter saúde plena é a cooperação de cada parte.


Uma armadilha que pode recair sobre nós é a preocupação com títulos ou cargos para servir, quando ficamos enciumados por outros estarem servindo naquela área, pois cada um dará conta de si a Deus; não podemos fechar a porta do servir, pois a Obra é muito grande e urgente. É Deus que move e chama pessoas para servir. Devemos nos alegrar com o Corpo todo servindo, pois há uma Cabeça que comanda: Nosso Senhor Jesus Cristo (v.25).


Deus, em Sua infinita misericórdia, dispôs os membros do Corpo com funções diferentes para ajudar o próprio Corpo e capacitá-lo assim para a Obra que o Senhor deseja realizar no mundo.


Quanto mais saudável e harmonizado o Corpo estiver, mais eficaz será o crescimento do Reino de Deus na terra, em particular na IPF.


Paulo, no verso 28, relata uma lista de funções e dons estabelecidos por Deus na igreja e, no final, desafia cada membro a “procurar com zelo os melhores dons” (v.31).


Mesmo sabendo que os dons são dados soberanamente por Deus a quem quer, ele nos desafia a procurar e pedir o que achamos que é o melhor para a nossa vivência.


Deus nos tem chamado para uma gloriosa missão no mundo, mas em contra partida tem repartido com Sua Igreja Seus dons que nos capacitam na execução da Obra. Glória a Deus pelos Seus dons inefáveis. Amém.


Pr. Marcos Braga


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. O que somos em Cristo Jesus? (1 Co 12.12-13)
2. Deus faz acepção de pessoas? (1 Co 12.13)
3. Existe alguma parte no Corpo de Cristo nula ou desnecessária? (1 Co 12.18-22)
4. Com que propósito Deus honrou mais a uns do que a outros? (1 Co 12.24-25)
5. Qual é o propósito de Deus em dar os dons?
6. O propósito de ser solidário, do verso 26, tem sido vivido no Grupo e na Igreja? (1 Co 12.26)
7. Que dom eu devo buscar hoje visando o melhor desempenho da IPF? (1 Co 12.27-31). Compartilhe no Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário