quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Importância do Amor na Vida da Igreja

Estudo 19 - 1 Coríntios 13.1-13

A Bíblia nos ensina que o amor é o dom supremo que deve ser vivido na igreja, até porque Deus é amor, e quando se ama a presença e glória de Deus é quase palpável no meio da congregação.


Nenhum dom, serviço ou ministério tem valor se o amor não estiver presente nessas ministrações; até um bom dia, se dito com amor, de bom coração, será de grande valor para quem desejamos. As boas palavras têm o poder de abençoar. Muitos falam de amor, dizem que amam, mas a Bíblia faz questão de mostrar as características do verdadeiro amor (vv. 4-7). “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”


O amor é um dom supremo; ele pode sim ser vivido, pois Deus nos amou primeiro e usou todas essas características para conosco; por isso, agora podemos amar também.


Deus não nos manda fazer algo que Ele não tenha feito primeiro por nós mesmos.


Nós não somente temos provado do Seu grande amor, perdoador, restaurador e benigno, mas Ele mesmo nos capacita pelo Seu Espírito a fazermos o mesmo com o nosso próximo.


O amor também lança fora todo medo; o medo tem sido um instrumento paralisador do fluir da benção de Deus para o mundo perdido.


A igreja que se dispõe a amar de maneira prática agrega, restaura, edifica, multiplica e muda o contexto para melhor em sua volta. Nós fomos gerados para sermos esperança, sal e luz para este mundo.


A Bíblia também nos ensina que (v. 8): “O amor jamais acaba”. Esse dom é um dom permanente de Deus para a Sua Igreja, em todas as gerações.


Feliz da igreja que permite o fluir desse dom em seus relacionamentos interpessoais. Deus será percebido no meio do Seu povo, e muitos desejarão se aproximar para provarem em sua existência esse dom eterno, que só o povo de Deus pode dar.


Almeje de todo o coração assim viver, nos Grupos Familiares, Departamentos e Ministérios. Deus será honrado e nós provaremos o melhor desta terra. Que Deus assim nos abençoe.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Que caminho sobremodo excelente é esse de que Paulo fala? (1 Co 12.31)
2. Eu posso distribuir todos os meus bens e não amar? (1 Co 13.3)
3. Quais são as características do amor? (1 Co 13.4-7) Comente.
4. Qual é o dom que jamais acaba? (1 Co 13.8)
5. Por que o dom do amor para muitos já acabou? Comente.
6. Quando “O Perfeito” (Reino de Deus) chegar o que vai permanecer? (1 Co 13.8-13)
7. Em que área do amor você deseja crescer mais? (1 Co 13.4-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário