quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tudo que Deus dá é bom

Estudo 20- 1 Coríntios 14.1-19


(Sejamos zelosos em buscar o que Deus tem para nos dar)

Embora a gente saiba que os dons são distribuídos conforme apraz a Deus pelo Espírito, a própria Bíblia recomenda que devemos buscar os melhores dons.


Paulo explica porque o dom de profecia é mais importante e útil à igreja do que o dom de línguas; o dom de profecia abençoa toda a igreja, exortando, consolando e edificando (v.3).


Quem profetiza fala aos homens, edificando-os e ajudando-os na jornada cristã (v.5).


A palavra profética é profundamente útil, pois sempre estará alicerçada por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina (v.6).


No verso 12, Paulo usa uma palavra interessante (“progredir”) motivando os crentes a buscarem os melhores dons, visando prioritariamente a edificação do Corpo de Cristo, daí a necessidade da igreja se reunir em Pequenos Grupos gerando espaço para que todos profetizem uns aos outros trazendo assim edificação para o Corpo de Cristo.


O foco maior de Paulo era a edificação da igreja, por isso ele conclui: “Prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua” (v.19).


Por outro lado, o dom de língua tem o seu lugar de utilidade no Corpo, pois é o único dom de edificação pessoal, e tudo que Deus dá é bom. O dom de língua não é usado para falar para os homens, e sim a Deus em mistério. Ele serve para edificação pessoal (v.4); servirá para outros se houver interpretação (v.5).


Quem tem o dom de língua deve orar para que Deus lhe dê o dom de interpretação. Orar em língua é a oração realizada pelo Espírito Santo que habita em nós; a pessoa que fala se sente edificada no espírito, mas nossa mente não entende (v.14); se, porém, houver intérprete toda a igreja será edificada.


Que Deus nos dê a graça de pedirmos e usarmos os dons para edificação pessoal e coletiva. Amém.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. O que significa procurar com zelo os dons espirituais? (1 Co 14.1)
2. Por que o dom de profecia é tão recomendado por Paulo? (1 Co 14.2,3,5)
3. A profecia serve para que? (1 Co 14.3) Comente.
4. O que Paulo preferia mais? (1 Co 14.19)
5. O dom de língua deve ser rejeitado? (1 Co 14.5,18)
6. O dom de língua é útil em que situação? (1 Co 14.4,5,14,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário