quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Povo sábio é povo orientado por Deus

Estudo 21 - 1 Cor: 14:2-25

Deus espera que o Seu povo seja um povo sábio. A revelação escriturística de Deus (Bíblia) é o tesouro de sabedoria para Seu povo.


Feliz (bem-aventurado) o povo que medita na Palavra de Deus e guarda os seus ensinamentos. Paulo, ao escrever para a igreja de Corinto, abre os olhos do povo de Deus para seu comportamento quando estavam reunidos como igreja, e orienta a respeito do uso dos dons.


Os dons são uma capacitação sobrenatural para a vida abundante da igreja com o propósito de habilitar o povo de Deus a cumprir a missão que Ele delegou a Seu povo, que é: Anunciar o evangelho de Jesus a todas as pessoas, atrair as pessoas para Deus em amor, fazer delas discípulos do Senhor Jesus, ensinando-as a guardar como um tesouro todas as coisas que o Senhor Jesus tem ministrado.


Os dons são, portanto, esta ferramenta sobrenatural dada por Deus soberanamente, embora Ele nos oriente a buscar e pedir os melhores dons, pois esse processo é interativo e depende também de nossa disponibilidade e desejo, pois Deus não nos força a nada; constrangido sim, forçado não.


No texto lido, Paulo orienta o uso de dois dons: o de línguas e o da profecia. O dom de línguas constitui-se um sinal para os incrédulos revelando a visitação de Deus sobre o Seu povo (v.22). Esse sinal marcou o início do ministério do Espírito Santo no dia de Pentecostes, de sorte que os incrédulos ficaram perplexos com aquele fato (At 2.5-13).


O dom de línguas também fortalece a fé de quem tem; é um dom usado para edificação pessoal e só servirá para edificar a igreja se houver intérprete (outro dom dado por Deus).


A profecia é reveladora. Manifesta ao povo de Deus a vontade do Senhor. Quem prega corretamente a Palavra de Deus está profetizando, mas a profecia também, como diz Paulo, é um dom revelador dos segredos do coração (vv.24,25), levando os incrédulos a crerem que Deus está ali usando aqueles irmãos para falarem de maneira inequívoca ao seu coração. Só Deus pode fazer isso, gerando assim temor ao Senhor para os que se chegam ao Evangelho de Jesus.


Tudo deve ser usado para edificação e não para vanglória pessoal, pois Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes que desejam servi-Lo de coração.


Que Deus nos dê a graça de agirmos assim em Sua Igreja.


Pr. Marcos Braga


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Qual é o desejo de Deus revelado no verso 20?
2. O uso inadequado dos dons gerará o quê? (1 Co 14.23)
3. O indouto ou incrédulo deve ser convencido por quem? (1 Co 14.24)
4. O que traz ou gera temor a Deus no coração dos novos na igreja? (1 Co 14.25)
5. Os dons são necessários na igreja? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário