quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tudo feito para edificação

Estudo 22 - 1 Cor. 14:26-40

Enquanto o mundo se dissolve em desamor, perplexidade, violência, falta de paz e soluções drásticas, Deus ensina ao Seu povo que tudo deve ser feito para edificação e não destruição.


Deus habilitou Sua Igreja com todas as armas necessárias, visando: edificação, restauração, plenitude de paz e alegria pela presença viva de Deus em nosso meio. Grande parte do mundo sofre e geme aguardando ainda a redenção revelada pelo povo de Deus ao mundo.


Amado irmão, você que é Igreja viva de Jesus, que participa de uma Célula ou Ministério, acorde para o privilégio que Deus tem confiado a nós, Seus servos, de poder servi-Lo na terra.


Paulo revela que tudo que Deus repartiu à Sua Igreja é útil e deve ser usado de forma correta para edificação do único prédio que vale a pena ser edificado, o Corpo de Cristo, a Igreja, corpo esse que deve ser forte e eficaz o suficiente para transformar o mal em bem, o fraco em forte, o perdedor em mais que vencedor, tudo isso por meio de Cristo Jesus.


Como tudo isso pode ser possível?


Aprendendo a conviver como igreja para melhor, edificando e não entristecendo, restaurando e não desprezando, amando e não abandonando.


Quando o povo de Deus se reúne deve ser sempre para melhor. Um tem salmos, outro doutrina, outro revelação, aquele outro língua, e outro interpretação. “Tudo seja feito para edificação.” (v.26)


A edificação, portanto, acontece quando:
1. O povo se reúne (grande congregação ou células).
2. Cada um tem o espaço para exercer o dom recebido de Deus.
3. Todos os dons são valorizados.
4. Permite-se ao Espírito Santo reger essa santa orquestra terapêutica de Deus no meio da igreja visando restaurar e abençoar a todos os homens (vv. 33 e 40).


Que o serviço na Casa de Deus produza tudo que Ele mesmo planejou, com decência e ordem como convém aos santos. Que seja assim na IPF, para a glória de Deus e felicidade do Seu povo. Amém.


Pr. Marcos Braga


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Qual é o propósito de Deus quando o Seu povo se reúne para culto? (1 Co 14.26)
2. De quais manifestações Paulo fala nesse texto? (1 Co 14.26-29)
3. Para quem Deus dá discernimento para julgar? (1 Co 14.29). Comente.
4. Qual é o propósito da profecia? (1 Co 14.31 e 3)
5. Os profetas agem de forma inconsciente quando profetizam? (1 Co 14.32-33)
6. Paulo era machista? (1 Co 14.34-40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário