quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recomendações finais

Estudo 26 - 1 Cor. 16:1-24

Estamos concluindo o ano de 2010, um ano cheio de lutas e vitórias. As lutas sempre nos acompanharão enquanto estivermos vivos, pois o mundo precisa ser restaurado completamente para que a paz, o amor e a vida proposta por Deus prevaleçam nesta terra, e isso acontecerá quando Cristo em Sua volta estabelecer plenamente o Seu Reino neste mundo. Enquanto esse dia não chega, Deus espera que a Sua Igreja, plantada por Jesus Cristo, continue realizando a implantação e expansão do Reino de Deus nos corações dos que crêem, ao conhecerem a verdade salvadora e restauradora em Cristo.


Sabemos que temos lutas, mas também teremos as vitórias se perseverarmos em obedecer ao que Deus nos recomenda em Sua Palavra.


Paulo, ao encerrar a 1ª Epístola aos Coríntios, fez algumas recomendações finais vivificantes, visando abençoar a igreja.


Já que estamos terminando o ano de 2010, é tempo também de refletirmos como foi a nossa jornada até aqui e agregarmos bons conselhos bíblicos para o novo ano que se aproxima.


Vejamos algumas recomendações Paulinas:


Primeiro, Paulo fala do suprimento “aos santos” (irmãos em Cristo que estão passando por provas). Como Corpo Vivo de Deus devemos ser solidários e ajudarmos (1 Co 16.1-2).


Segundo, essa coleta deveria ser semanal aos domingos, “primeiro dia da semana”, separando em casa para doar, de acordo com a prosperidade de cada um. Muitos desperdiçam com futilidade a prosperidade que Deus dá, desconhecendo o propósito de Deus em repartir com amor para quem não tem ou passa necessidade (essa análise deve ser feita semanalmente). Deus abençoará mais e mais os abençoadores.


Terceiro, devemos ter os nossos olhos espirituais bem abertos para as oportunidades que surgirem visando expandir o Reino, pois Deus sempre nos abrirá “portas grandes e oportunas” (v.9).


Quarto, sejam vigilantes (cuidando de si como também dos irmãos), sem abrir mão do tesouro da esperança que Deus nos confiou, ajudando uns aos outros pelo cuidado e discipulado pessoal, para que todos sejam vencedores: fazendo tudo isso com o amor com que Deus nos amou. (Medite nos versos 13 e 14)


E por último, perseverem em servir a Deus também em suas casas (grupos familiares), casas abertas para a Obra de Deus. Hoje somos mais de 400 famílias na Igreja Presbiteriana de Fortaleza. Pela graça de Deus, já somos 24 Grupos Familiares e podemos ser 40 até o final de 2011, ou seja, o dízimo das famílias que temos hoje. “Tudo é possível ao que crê” e age visando à glória de Deus.


Paulo fala da “casa de Estéfanas como primícias da Acaia” (toda uma região foi abençoada por causa desse trabalho na casa de Estéfanas – v.15).


Paulo também fala do grande amor reinante da igreja que estava na “casa” de Áquila e Priscila (v.19).


Que Deus nos dê a benção de termos 40 lares abençoadores de Fortaleza em 2011.


Pr. Marcos Braga


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Paulo não quer que a Igreja se esqueça de quê? (1 Co 16.1-2)
2. Com que propósito Deus nos abençoa com prosperidade? (1 Co 16.2)
3. Não transforme a benção em desperdício! Há muita carência em volta! Medite.
4. Que porta grande e oportuna para o trabalho Deus abriu para você? (1 Co 16.9)
5. Como está o zelo pessoal e pelos irmãos faltosos do grupo? (1 Co 16.13)
6. Veja o testemunho desses dois Grupos Familiares: 1 Co 16.15 e 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário