quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Não despreze a benção divina

Estudo 23 - 1 Cor.15:1-19

As promessas de Deus para nós, gravadas eternamente na Bíblia, se constituem no melhor alimento para a nossa alma (mente) e fortalecimento da nossa fé (esperança).


Muitas são as informações que recebemos diariamente, forjando dentro de nós conceitos a respeito de todos os fatos existenciais que nos cercam. Se não formos seletivos em escolher, como também rejeitar, o que não presta, dentro em breve estaremos num mar turbulento sem rumo, sem leme, não teremos mais o controle de nossa vida, ficando sujeitos unicamente ao curso deste mundo, que está perdido e enganado pelo inimigo de Deus.


Viver de maneira correta, visando ser bem-aventurado (feliz), tem que ser uma escolha certa diariamente, e, para isso, é preciso meditar na Palavra de Deus, deixando-se ser ensinado pelo Espírito Santo e pelas testemunhas que Deus tem levantado nesse mundo como um farol. Somente assim, vislumbraremos um porto seguro aonde chegarmos, podendo ajudar outros a fazerem o mesmo.


Deus sempre nos conduzirá em segurança e paz quando obedecermos com temor a Sua Palavra, revelada nas Escrituras, que Ele mesmo preservou para que chegasse até nós. Temos a Bíblia (a palavra revelada de Deus) para lermos e meditarmos. Já é uma tão grande benção, direcionadora de mais benção ainda, mas está sendo desprezada por muitos, perdendo assim todo benefício de revelação e fé que ela gera em nós, quando lida e crida.


Esta semana presenciamos com tristeza e perplexidade o falecimento de uma jovem de 19 anos. Se não fosse a esperança da ressurreição para uma nova vida com Cristo, que ela tinha em seu coração, que consolo teríamos?


Paulo, nesse capítulo 15 de 1º Coríntios, fala fortemente sobre o valor da ressurreição. Nossa vida não se resume somente a esta efêmera existência. Temos que ter em mente que somos simplesmente peregrinos nesse mundo, em marcha para a nossa verdadeira pátria.


Deus, como um bom Pai, nos abençoa para termos uma vida relevante e frutífera nesta existência, sempre debaixo de Sua poderosa benção, inclusive a da ressurreição.


Paulo encontrou sua maior relevância existencial em servir a Deus não mais perseguindo aos cristãos como fazia, mas ajudando-os a entender a poderosa esperança de vida que Cristo nos traz (1 Co 15.10).


Meu amado irmão, o que de valor levamos para a eternidade é a fé em Cristo Jesus, acompanhada pelas obras que Ele nos confiou e nos ajudou a realizar.


O Espírito Santo em tudo isso nos esclarece e nos ajuda. Glória a Deus pelo Seu dom inefável! Amém.


Pr. Marcos Braga


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Que valor Paulo deseja que a igreja guarde? (1 Co 15.1-2)
2. Paulo deseja fortalecer a verdade da ressurreição de Cristo evocando quantas testemunhas? (1 Co 15.4-8)
3. A que Paulo atribui o seu bom êxito? (1 Co 15.9-10)
4. Quanto da graça de Deus faz parte de suas realizações diárias? (1 Co 15.10) Comente.
5. Não crer na ressurreição anula o que mais em nós? (1 Co 15.12-14,17)
6. De qual felicidade Paulo não abre mão? (1 Co 15.19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário